Já se encontra em funcionamento, desde o dia 18 de abril, o Canil Municipal de Itaperuna. Localizado na Estrada do Bananal, no Bairro Cehab, o canil conta com uma equipe especializada para cuidar dos animais. São três veterinários, dois serventes, dois capturadores e um motorista, que se revezam na realização das tarefas diárias.
Segundo Humberto Teixeira, coordenador da Vigilância Sanitária, o canil tem capacidade para 50 animais e no momento, está com as dependências praticamente ocupadas. Com poucas semanas de funcionamento, o canil já está trabalhando a todo vapor. “Saímos em busca dos animais e atendemos também, as chamadas da população. Animal que sofreu algum tipo de acidente, animal que tenha mordido alguém, ou até mesmo, que esteja com suspeita de algum tipo de zoonose, nós trazemos para cá. Aqui eles recebem cuidados especiais”.
Também há um cuidado especial com a castração dos animais. Todo animal capturado, de imediato, é vacinado contra raiva e castrado. “A gente entende que a única maneira de fazer o controle da população desses animais é através de uma castração massiva. Calculamos castrar uma média de 3.400 animais nos próximos três anos”, diz o coordenador. De acordo com a veterinária Andréia Seródio é importante esclarecer às pessoas que desejam castrar seus cães, que procurem a Vigilância Sanitária e preencham um formulário de agendamento, pois serão atendidos na medida do possível.
Cães bem tratados
Segundo a veterinária, os cães recebem tratamento adequado para se recuperarem dos maus tratos sofridos na rua. “Temos o cuidado de separá-los por idade e sexo. Vacinamos e mantemos a água deles sempre limpa. Comem ração duas vezes ao dia, inclusive nos finais de semana. O canil é lavado constantemente e os cães, ficam sob os cuidados dos tratadores”, diz Andréia Seródio. Ainda segundo ela, há o controle de ectoparasitas que são os carrapatos, pulgas, sarnas e outros, bem como o controle dos endoparasitas que são os parasitas intestinais.
Adote um cãozinho
Os animais que são apreendidos estão à disposição para serem doados. “São cachorros carentes que precisam de carinho. São dóceis e estão muito bem cuidados. Quem desejar adotar um cãozinho, basta entrar em contato com a Vigilância Sanitária”, diz Andréia.
A veterinária ainda faz um desabafo em relação às pessoas que abandonam os animais por motivo de doença ou velhice. “A pessoa quando pega um filhote tem que entender que está pegando uma vida. Esse animal bonitinho vai crescer, pode ficar doente e vai envelhecer. Infelizmente, quando isso acontece, o animal acaba sendo solto na rua. A maior parte dos animais que capturamos é idosa ou está doente”, finaliza.
A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro.
Melhores informações através do telefone (22) 3824 6314.
Fonte: DECOM
3 Comentários
ESTOU A PROCURA DE UM SHARPEI FEMEA, VC TERIAM AI UMA? OU SAIBA DE ALGUEM QUE SE INTERESSA DE VENDER!
ResponderExcluirMUITO OBRIGADO PELA ATENÇAO!!!
estou co um cachorrinho aqui em casa q esta doente e eu nao tenho condicoes de mante lo,ele estava na rua e eu estou tratando dele.gostaria q vcs podessem vir aqui em casa para resolver esse problema.desde ja agradeco
ResponderExcluirFranklin e Loral liguem para a Vigilância Sanitária no telefone (22) 3824 6314 ou vão até a Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro.
ResponderExcluir