BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

120 anos de Itaperuna comemorado em grande estilo - Parte V

DESFILE EMPOLGANTE

Milhares de pessoas assistiram na tarde deste domingo (10), na Avenida Cardoso Moreira, no Centro de Itaperuna, ao desfile cívico em homenagem aos 120 anos de emancipação político-administrativa do município. O público participou com animação e contagiou com palmas e assobios os desfiles das representações que reuniram centenas de integrantes.

Para facilitar a organização do evento o desfile foi dividido em fases. A primeira teve a participação do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros juntamente com a Defesa Civil; grupos de escoteiros e Cruz Vermelha. Logo após foi o momento da Apae, escolas municipais, estaduais, particulares e instituições.

O desfile das escolas municipais teve como tema “Itaperuna, 120 anos da germinação à frutificação”, que contou a história do município repartida em décadas. As escolas Lincoln Barbosa de Castro, Dr. Auto de Oliveira Pinto e Jardim Maria Madalena Magacho levaram as criançinhas de 03 a 05 anos para o desfile. A Escola Municipalizada Bezerra de Menezes apresentou “a chegada do desenvolvimento”.

O surgimento da Imprensa no município foi abordado pela Escola Nossa Senhora das Graças. Já a Escola Oscar Jerônimo da Silva falou sobre “uma década de promessas”. A criação do Hospital São José do Avaí foi representada pela Escola Águas Claras. A Escola José de Paula Nogueira apresentou “águas de Raposo: frutificando o turismo em Itaperuna”. A Escola Humberto de Campos evidenciou os empreendimentos da década de 40 que contribuíram com o crescimento da cidade. A Escola Henriete Morineau (Ciep 264) desfilou representando a “sociedade musical itaperunense. Arte e cultura tocando vidas”. A Educação, a Industrialização, o Lazer e a Cultura foram abordados pela Escola Sítio São Benedito. A Escola Francisco de Mattos Ligiéro desfilou com o enredo “Itaperuna, berço de grandes obras e pessoas”. A Escola Henriett Amado (Ciep 467) abordou “uma década de cidadania”.

As obras realizadas durante a década de 1990 foram abordadas pela Escola Elzo Galvão da França. A chegada dos cursos técnicos, profissionalizantes e da universidade foram retratadas pela Escola Municipal Theodomiro Souza Coelho.

A última etapa da comemoração foi marcada pela primeira apresentação dos estudantes da rede federal de ensino Ifet (Instituto Federal Tecnológico de Campos), representados pela fanfarra da instituição, além da apresentação dos integrantes do movimento “Desperta Débora”.

Os elogios também foram para as apresentações das escolas do Estado. A fanfarra do Colégio Estadual Buarque de Nazareth, uma das mais animadas do desfile, arrancou aplausos da platéia. A Secretaria Municipal de Saúde, que atuou com ambulâncias para eventuais situações de emergências no desfile cívico, foi muito bem representada através do desfile dos idosos do Programa Feliz Idade que levaram para avenida muito entusiasmo e os trabalhos de promoção e prevenção da saúde, que são realizados para a terceira idade. Na ocasião, integrantes do projeto também homenagearam a família do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos.

No final, desfilaram os integrantes do Clube Sombra´s, com suas motos exóticas, que atraíram a atenção, principalmente, das crianças. Um garotinho com uma mini-moto na frente do pelotão encantou o público que foi ao delírio.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários