BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Esclarecendo suas dúvidas sobre Constipação Intestinal

Constipação Intestinal

Como se manifesta a Constipação Intestinal?
Quando a peristalse (contrações) ou ritmo natural do Tubo Digestivo funcionam de forma inadequada, fazendo com que o resíduo alimentar tenha seu movimento sendo realizado lentamente, essa lentidão do tubo digestivo faz com que as fezes se tornem ressecadas e endurecidas, dificultando o transito intestinal.

O que é transito intestinal?
Transito intestinal representa o tempo médio em que o alimento após ser ingerido leva para passar por todo o Tubo Digestivo (Boca – Ânus) para ser eliminado. Na população brasileira o transito intestinal leva cerca de 28 a 30 horas em média, porem valores inferiores ou superiores, a principio não correspondem à patologia (doença).


Como Regularizar a Função Intestinal?
- Ingerindo fibras diariamente: (30 g/dia)
As fibras apresentam a capacidade de aumentar o bolo fecal, facilitando sua locomoção em direção à parte final do Tubo Digestivo.

- Realizando atividade física regularmente: (ao menos 3x por semana)
A atividade física age tanto na regularização da Peristalse Intestinal, como também é importante no combate ao estresse, que tanto prejudica o processo evacuatório.

- Ingerindo Líquidos Diariamente: (Ao menos 2l\ dia)
A ingestão de líquidos diária promove menor ressecamento do bolo fecal e facilita seu deslocamento no Tubo Digestivo.

- Realizando rotina evacuatoria:
Tenha sempre a facilidade de ir ao banheiro quando sentir necessidade, pois a inibição do reflexo evacuatorio provoca ressecamento do bolo fecal e não estimula novo processo de evacuação.

Como realizar uma alimentação saudável?
Promova a ingestão de alimentos ricos em fibras (legumes, verduras, frutas), em detrimento aos alimentos ricos em gorduras (saturadas principalmente), diminua também a ingesta de alimentos muito calóricos, eles vão dificultar seu transito intestinal.

O que são Fibras?
As Fibras podem ser solúveis ou insolúveis, dependendo de sua origem, composição e forma, basicamente são compostas por resíduos vegetais que transitam pelo sistema digestivo sem serem absorvidas integralmente, mas são fatores fundamentais para a formação regular do bolo fecal, contribuindo dessa forma para uma normalização de todo o processo.

FIBRAS SOLUVEIS: Abacaxi, Ameixa, Cebola, Couve, Feijão, Pepino, Repolho, Morango, Cenoura, Pêra, Amora, Melancia, Mamão, Pêssego, Damasco, etc.

FIBRAS INSOLUVEIS: Farelo de Arroz, Germe de Trigo, Arroz Integral, Farelo de Aveia, Grão de Bico, Nozes, Lentilha, Pão Integral, Cereais Integrais de forma geral, etc.


PROCURE SEMPRE SEU MÉDICO PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS ROTINEIRAS, ELAS PODEM FAZER A DIFERENÇA EM SEU ESTADO DE SAÚDE.

# Dr. Gerson Rodrigues S. Junior
Gastroenterologia \ Endoscopia Digestiva
Melhores Informações: (22) 3822-0345
Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários