BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Você conhece o CDA em Itaperuna?

Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso realiza trabalho gratuito na cidadeDentre muitas atividades, o Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso (CDA) busca estimular a saúde cerebral de pacientes portadores da doença de Alzheimer em sua fase leve e moderada. No centro, também é possível conseguir medicamentos gratuitos, necessários para o tratamento da doença.

Segundo Rosângela Ferreira, assistente social, os pacientes passam por uma triagem para que se possa conhecer a real necessidade de cada um. “Nós fazemos uma triagem para conhecer o paciente e ver a possibilidade de viabilizar a medicação. O governo do Estado encaminha os remédios que são bastante caros”, comenta. Ferreira ainda informou que o primeiro contato com o paciente é realizado através de uma entrevista, onde paciente e acompanhante conversam com a assistente social e uma psicóloga.

Uma vez por semana é realizado um trabalho de reabilitação cognitiva no CDA. Existem programas, como o “Dança Sênior”, que são desenvolvidos para estimular a memória e desenvolver laços sociais. “A reabilitação cognitiva é voltada para os pacientes que estão perdendo a memória. As atividades estimulam a memória, tanto as áreas afetadas, quanto as áreas intactas. Fazemos também um trabalho de socialização, visando a uma melhor qualidade de vida”, diz Kátia Cardoso, psicóloga. Os pacientes trabalham os sentidos de forma diferenciada, através de jogos, trabalho com textos, desenhos e cantando em um coral.

O CDA também presta especial atenção à família do paciente. Uma vez por mês é realizada uma palestra para os familiares, a fim de que possam lidar melhor com a situação. Durante a reunião é possível que os membros das famílias troquem experiências do dia-a-dia e trabalhem a questão comportamental diante de um portador de Alzheimer. As reuniões são acompanhadas por médicos, psicólogos e assistentes sociais.

A professora Maria Aparecida Pelizon conhece o CDA recentemente e está satisfeita com a melhora de sua sogra. “Minha sogra está fazendo o tratamento e já sentimos uma melhora. Na primeira reunião tivemos a orientação de como a família deve lidar com o paciente. O CDA desenvolve um trabalho muito importante”, diz a professora. O senhor Sancho dos Santos participa do programa e se diz satisfeito. “Participo do programa desde o início. Daqui não saio, daqui ninguém me tira. Precisamos difundir melhor esse programa para que as pessoas conheçam esse excelente trabalho”, diz.

No mesmo local em que funciona o CDA, funciona o CDP (Centro da Doença de Parkinson), onde são desenvolvidas atividades similares voltadas para o tratamento de Parkinson. Também funcionam no mesmo prédio a Farmácia do SUS, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais e o atendimento à hemodiálise. Todos esses serviços estão disponíveis na Rua Lenira Tinoco Calheiros, 38, Centro (próximo à entrada para o Bairro Vinhosa e Rua Júlio César). O CDA e o CDP funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. Todos esses serviços são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 3822 2960.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários