O projeto “Ação Educativa em Saúde” é realizado todas as segundas-feiras no posto de saúde Dr. Raul Travassos, em Itaperuna. O “Dia Nacional sem Fumo” foi o tema abordado no último dia 31 de Agosto. O projeto tem como meta informar e prevenir a população sobre diversos assuntos relacionados à saúde. A campanha já abordou os seguintes temas: Hepatite B, Hepatite C, Diabetes, Medicamentos, Tuberculose, Colesterol e sobre a gripe Influenza A (H1N1).
O médico Ronald Novaes, responsável pelo programa de Combate ao Tabagismo, ministrou uma palestra sobre o tema e destacou as dificuldades encontradas no país, já que o Brasil é um dos maiores produtores de tabaco do mundo. O médico frisou alguns motivos mais do que suficientes para que os fumantes abandonem o cigarro. “O cigarro mata mais que a AIDS, acidentes de trânsito, drogas ilícitas e 90% dos casos de câncer estão ligados ao uso de cigarro”, afirma.
Novaes ainda mencionou a intenção de formar grupos de apoio aos fumantes. “Temos a intenção de implantar na cidade, leis anti-tagismo e fiscalizá-las como na cidade de São Paulo. Além disso, pretendemos formar grupos de apoio com os próprios fumantes, onde eles possam trocar experiências e ajudar uns aos outros”. Panfletos com uma linguagem bastante acessível e de fácil compreensão foram distribuídos durante o evento.
Participantes do programa “Feliz Idade”, que haviam se reunido com o vice-prefeito Fernando Fernandes (Paulada), também participaram do evento. Na oportunidade o coral dos idosos apresentou a música “Fumar pra que, pra que fumar?”. A aposentada Marisa Vinhosa participa do projeto e se diz satisfeita por fazer parte do grupo. “A gente ensaia bastante para fazer bonito e eu fiquei muito feliz em cantar aqui. Valeu a pena o nosso esforço! Esse projeto é muito importante, não só pra mim, como para todos os outros. A gente faz ginástica, canta, brinca e se diverte bastante. É muito gratificante”, diz a aposentada sobre o programa “Feliz Idade”.
O projeto “Ação Educativa em Saúde” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES).
Fonte: DECOM
0 Comentários