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NASF em Itaperuna atende a aproximadamente 580 pessoas por mês

Criado pelo Ministério da Saúde em 2008, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem como objetivo ampliar a abrangência das ações de atenção básica, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.

Em Itaperuna, o NASF possui duas unidades, cada uma delas é responsável por oito PSFs (Programa de Saúde da Família). O NASF é formado por uma equipe que abrange diferentes profissionais, dentre eles, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e farmacêuticos. Os atendimentos são feitos na própria Unidade ou em domicílio, em caso de paciente acamado ou quando possui dificuldade de locomoção.

O atendimento pode ser requerido pelo paciente ou algum familiar na própria Unidade. O profissional solicitado se encaminha ao local e faz uma triagem com objetivo de saber as reais necessidades do paciente. Por exemplo, quando um nutricionista é acionado para prescrever uma dieta para hipertenso ou diabético, ele se certificará se o paciente tem condições financeiras para arcar com a dieta. Caso não tenha, será solicitado um assistente social.

Em Raposo, distrito de Itaperuna, a procura por um nutricionista é bastante intensa, principalmente por mulheres que sofrem com a obesidade. Devido a situação dessas mulheres, criou-se o Grupo de Atendimento de Mulheres Obesas, onde há possibilidade de acompanhamento profissional, troca de experiências e informações.

Logo na primeira fase de atendimento ao grupo, elas perderam aproximadamente 10 kg cada. Na segunda fase houve a preocupação em trabalhar com a auto-estima delas. Café da manhã, palestras, atividades físicas e acompanhamento por um psicólogo, fazem parte da rotina do grupo.

"Foi preciso trabalhar a auto-estima das mulheres, pois são pessoas que trabalham o dia todo e muitas vezes, não conseguem se cuidar por falta de tempo. Acham que não existe mais solução e que seus maridos não a admiram mais. Conseguimos efetivamente mudar essa situação", diz a coordenadora do NASF Milena Alves.

O NASF também atua na Educação em Saúde, onde aborda diversos temas e organiza palestras para a comunidade.

Balanço de atendimento – somente no último mês o NASF realizou aproximadamente 580 atendimentos, sendo em média 150 atendimentos dos nutricionistas, 100 pelos psicólogos, 160 por fisioterapeutas, 120 por assistentes sociais e 50 por farmacêuticos.

Fonte: DECOM

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