BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Você conhece o trabalho da Vigilância Sanitária em Itaperuna?

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária é o órgão que cuida da proteção da saúde da população em diversos aspectos. Combate tudo que promove risco à saúde da população, no sentido de evitar e prevenir. Focos de insalubridades, controle de zoonose, segurança do trabalhador, inspeção em estabelecimentos de gêneros alimentícios (supermercados, açougues, bares, frigoríficos e outros), inspeção em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (farmácias, consultórios médicos, hospitais, hotéis, salão de beleza e outros) e inspeções diversas (habitações, hortas, chácaras, piscinas, terrenos baldios e outros), são algumas das atividades da Vigilância Sanitária.

Existe o disk-denúncia, através do telefone 3822-1177, que contribui para com o bom desempenho das atividades do órgão. Assim que a denúncia é realizada, uma equipe de fiscalização toma todas as medidas necessárias para a solução do problema. Os infratores são notificados e recebem orientações para sanar a questão. A Vigilância Sanitária trabalha em parceria com a Vigilância Ambiental nos casos de dedetização, infestações por roedores e outros serviços de mesma natureza.

Os medicamentos impróprios para o consumo também são de responsabilidade do setor. Existem fiscalizações periódicas e quando detectado o problema, os remédios são retirados das prateleiras. O canil municipal está sob a responsabilidade do órgão, que vem realizando a campanha "Adote um Cãozinho". Para Humberto Teixeira, coordenador de Vigilância Sanitária, a campanha foi bem aceita pela população. "O canil está funcionando perfeitamente e a campanha está surtindo efeito. Nós também fazemos a castração de cães gratuitamente, mas não há muita procura, talvez pela falta de conhecimento desse serviço por parte da população", comenta. Quem tiver interesse em castrar seu cão deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária e agendar o serviço.

Animais de grande porte (eqüinos e bovinos), quando soltos em via pública, são apreendidos pela Vigilância Sanitária. Para serem liberados, os proprietários pagam uma multa. Caso não haja a procura pelo animal, o mesmo vai a leilão. A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6314.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários