BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assistido pela Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e oferece apoio e acompanhamento especializado a indivíduos e famílias que estejam em situação de ameaça e/ou violação de seus direitos sócio-assistenciais.

Público Alvo - crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, portadores de necessidades especiais, pessoas que estão em situação de rua com vínculo familiar e social rompido, pessoas que sofrem violência sexual, psicológica, física, adolescentes em conflito com a lei e outras formas de demandas que provoquem danos à sua condição de vida e que as impedem de usufruir de seu bem estar físico, psicológico e social.

O trabalho realizado pelo CREAS objetiva proporcionar a essas pessoas qualidade de vida, proteção a família e reparação aos possíveis danos causados pelo enfrentamento de situação que causam danos às suas vidas e convivência. Hoje, o trabalho realizado pelo CREAS recebe demandas do Ministério Público e Disque-Denúncia que visam o atendimento a crianças e adolescentes em situação de violação de seus direitos, bem como o Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa.

De acordo com o psicólogo Matheus Garcia o trabalho realizado com as famílias dos adolescentes visa potencializar os esforços em relação aos cuidados e proteção a esses, uma vez que um dos objetivos do CREAS é fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família. Há também um acompanhamento familiar através de visitas periódicas.

Existe ainda, uma demanda freqüente em atender idosos em situação de violência psicológica, física, negligência e maus tratos, sendo necessário um acompanhamento que viabilize condições favoráveis para o bem estar dessas pessoas, assim como fortalecer os vínculos familiares entre seus membros, na busca da efetivação do Estatuto do Idoso.

O população do município de Itaperuna conta com a atuação do CREAS, não como quantificador de índices de conflitos, mas sim, como órgão público atuante em defesa das famílias itaperunenses. Melhores informações sobre o CREAS podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, ou através do telefone: (22) 3824 6301.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários