
O desejo dos municípios do Noroeste Fluminense de também abrigar a Uenf foi manifesto de forma explícita, durante audiência pública na Alerj. Com representantes das prefeituras e uma comissão de professores, o Noroeste fez ouvir sua voz a favor da expansão da universidade.
A delegação de Italva exibiu um vídeo intitulado Projeto Uenf para Itava: ninguém tira nosso sonho, temos o direito de crescer - carregado de tons emotivos - sobre a importância da ida da Uenf para o município, geograficamente situado entre Campos, Itaperuna e Itaocara, o que facilitaria a integração com outros municípios da região. A proposta dos italvenses é que a Uenf se implante na Fazenda Experimental do município, que tem mais de 300 alqueires e conta com estrutura que inclui alojamentos.
O secretário de Educação de Itaperuna, professor Flavio Lemos, deixou claro que o município tem interesse de se tornar um polo educativo e que a Uenf terá função primordial se para lá direcionar cursos de graduação e de aperfeiçoamento de professores.
O representante de Natividade, vice-prefeito Francisco José Martins Bohrer, ressaltou que o município está de braços abertos para receber a Uenf.
Todos estavam cientes das últimas avaliações da Uenf pelo MEC, que confirmaram a instituição como uma das 15 melhores universidades do país e destacaram vários cursos da Universidade. O reitor Almy Junior ficou animado com a forma como a representação do Noroeste demonstrou o desejo de receber a Universidade.
- A Uenf está empenhada em cumprir seu papel no desenvolvimento regional e tem dialogado com o governo sobre o Noroeste - avaliou.
Nova audiência pública está programada para o próximo dia 30/9, na Alerj. A pauta envolve as demandas da Universidade, que está mergulhada na discussão da atualização de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dez a 15 anos.
Segundo o reitor Almy Junor, a expectativa em torno do novo PDI é a de que seja uma atualização e reafirmação dos princípios do projeto de Darcy Ribeiro, que norteou a implantação e o crescimento da Uenf nos primeiros 16 anos. Quanto à expansão, a concepção da Reitoria é a de conferir maior amplitude ao modelo projetado por Darcy, que privilegia o entrelaçamento entre pesquisa, ensino e extensão e prevê a oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado. A discussão da atualização do PDI, que já está em curso, começou com os encontros entre a Reitoria e os colegiados dos Centros.
Fonte: Noroeste Online
0 Comentários