
"Temos a responsabilidade sobre a inspeção desses produtos no município. Nossos técnicos são capacitados pelo Ministério da Agricultura e os mantemos em tempo integral, nos estabelecimentos de abate de grande porte", diz Décio Zampier, secretário de Agricultura. Os abatedores menores também são acompanhados pela fiscalização, mediante agendamento prévio para a fiscalização do abate. A equipe de fiscalização é composta por dois veterinários e oito técnicos agrícola.
Em Itaperuna existem 32 estabelecimentos inspecionados pela Secretaria de Agricultura e que por seguirem as normas estabelecidas, recebem o selo de qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “O município nunca teve uma equipe técnica como tem hoje. Quando assumimos a Secretaria, alguns estabelecimentos estavam fechados. Nós percebemos a necessidade de colocá-los em funcionamento e estamos conseguindo. Geramos emprego, renda e fazemos o dinheiro circular dentro da cidade”, comenta o secretário. A população deve ficar atenta ao selo de qualidade e dar preferência aos produtos fiscalizados.A Secretaria mantém fiscalização permanente em um dos abatedores de frango, devido ao tamanho do estabelecimento. Em média são abatidos 12 mil frangos por mês. Segundo Isabel Cristina de Souza, técnica em agropecuária, a inspeção ocorre desde a chegada das aves até a saída do produto para consumo. “O nosso trabalho é permanente. Cuidamos da higienização e do descarte de frangos que apresentam algum problema, ou até mesmo, cheguem mortos”, diz. A técnica explica que devido a fragilidade do frango, muitos não sobrevivem ao percurso da granja até o abatedor.
A Guia de Trânsito Animal (GTA) é um documento de suma importância para o processo de abatimento, como explica o veterinário Anípio Pires. "Sem esse documento a carga não pode nem sair do local de origem. O abatimento só acontece se a documentação estiver em dia. A guia é como se fosse uma garantia de que o lote esteja em bom estado", diz. Através desse documento é possível acompanhar o histórico do lote, o que facilita a identificação de possíveis problemas.
A Secretaria de Agricultura também se preocupa com o meio ambiente e realiza periodicamente a fiscalização na caixa de decantação dos abatedores, de maneira que os resíduos "pesados" fiquem retidos e a água chegue limpa à rede de esgoto. Os empresários que desejarem o selo de qualidade do SIM devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura. O serviço é gratuito. O consumidor que encontrar alguma irregularidade nos produtos com o selo SIM, também podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Itaperuna, através do telefone (22) 3824 6373.
Fonte: DECOM
0 Comentários