BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Mutirão contra a dengue é realizado em Itaperuna

Um mutirão de combate ao mosquito transmissor da Dengue foi realizado recentemente no município de Itaperuna. O evento, realizado pela Associação de Moradores do Bairro Boa Vista, teve o apoio das secretarias de Saúde, Obras, Ação Social, Trabalho e Habitação, além de ONGs e sociedade civil organizada.

Segundo a presidente da Associação dos Moradores Gesiana Nascimento, o objetivo do evento é conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir a sujeira, manter a cidade limpa e intensificar o combate à Dengue. “É uma ação pioneira na cidade, com a finalidade de somar forças e conscientizar cada cidadão sobre a importância que temos no luta contra o mosquito”, disse Gesiana.


De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde (Nices), a ação promove a qualidade de vida, além de preservar o meio ambiente. “Desde quando assumiu a Secretaria de Saúde, o Dr. Marcos Tinoco recebe e atende as reclamações de muitos moradores. Pretendemos deixar Itaperuna do jeito que a população se acostumou a ver: limpa, bem cuidada e longe das ameaças da Dengue”, disse o coordenador.

O mutirão, que contou com uma coleta simbólica dos materiais inservíveis através dos alunos da Escola Águas Claras, teve início na futura sede da associação, na Avenida João Bedim e passou pelas ruas: Natividade, Joaquim Martins da Silva, Cardoso Moreira, João Batista Monteiro, Paulo Cezar de Mello Garcia, Felix Tavares de Oliveira, José Francisco Filho, contornou pelo Lago Vale dos Ipês, em torno das ruas Hebert Fogassa Travassos, Sydnei Cândido Belo Fidelis Nacif, José Ferreira Nascimento, até o terreno da Prefeitura preservado para o Projeto Reavivar.

Na ocasião foram atingidos centenas de moradores do bairro João Bedim e Cidade Nova. Também estiveram envolvidos no mutirão o Tiro de Guerra e a ONG Amigos da Natureza. “Nosso objetivo é levar o serviço de conscientização para outros bairros. Neste período será comum a população acompanhar o trabalho dos agentes e servidores nas residências, empresas, avenidas e principais vias de acesso à cidade”, afirma o coordenador de Vigilância Ambiental Sebastião Airson.

O secretário de Saúde Marcos Tinoco esteve na concentração do mutirão junto com o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão). Ele disse que o mutirão é muito importante, tendo em vista que foi uma ação conjunta e de iniciativa dos próprios moradores. “Combater o mosquito da Dengue é uma prioridade do governo Claudão, por isso estamos desenvolvendo ações rápidas e eficientes”, afirmou o secretário.

A conscientização da população, para o secretário, é uma importante ferramenta no combate ao mosquito. “A limpeza da cidade está muito ligada ao combate do mosquito transmissor, por isso vamos nos empenhar nesta luta”, disse o secretário, que no ensejo ouviu as reivindicações dos moradores e destacou a possibilidade de criar uma unidade de saúde (ESF) no local.

Já o prefeito Claudão, destacou que o bairro em breve receberá pavimentação e rede de esgoto. Durante o mutirão tratores e caminhões fizeram a limpeza e a coleta de lixo e entulhos. Folders e adesivos explicativos foram distribuídos por alunos à população, que também foi orientada pelos profissionais do Nices.

Fonte: DECOM - Prefeitura de Itaperuna

Postar um comentário

0 Comentários