BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Recital comentado de violão em Itaperuna

Violonista Adler Tatagiba apresenta “Violão das Américas”

Adler Tatagiba apresentou “Violão das Américas”
A Sala de Cultura Espaço das Artes recebeu na noite de 24 de setembro o violonista clássico Adler Tatagiba. Em sua apresentação, “Violão das Américas”, Tatagiba apresentou composições de Ernani Nascimento, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Manuel Maria Ponce, Américo Jacomino (Canhoto), Andrew York e José Carlos Ligiéro, maestro itaperunense que compôs “Valsa para Valentina”, uma homenagem à filha de cinco meses do violonista.

A apresentação foi uma iniciativa do Departamento de Cultura de Itaperuna, que está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Adler Tatagiba – É natural de Itaperuna/RJ. Em 2000 foi aprovado nos vestibulares da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), optando por estudar na UFRJ. Fez parte do “Conjunto de Violões da UFRJ” desde sua fundação em 2002 até 2009. Com este grupo, gravou em três oportunidades o programa “Sala de Concerto”, transmitido ao vivo pela Rádio MEC para todo o Brasil.

Convidado pelo produtor Lauro Gomes, gravou como solista o programa “Música e Músicos do Brasil”, também transmitido pela Rádio MEC, nos anos de 2003 e 2009. Em 2004 se apresentou na Academia Brasileira de Letras a convite da Federação Nacional de Cultura (FENAC).

O violonista clássico ainda trabalhou na “Reserva Técnica Musical” do Instituto Moreira Salles, espaço destinado à pesquisa e preservação de acervos musicais. Aprovado em concurso público para cargo temporário de professor na UFRJ, trabalhou como professor de “Violão e Prática de Conjunto”. Seus alunos obtiveram destaque durante o evento que celebrou os 80 anos de Nicanor Teixeira, em novembro de 2008.

Atualmente é aluno do programa de Pós-Graduação em Música (Mestrado em Música) da UFRJ, área de concentração Musicologia (História e documentação da música brasileira e hispano-americana), com o projeto intitulado “José Carlos Ligiéro: perfil, acervo e catálogo parcial de obras”. Adler Tatagiba ministra aulas no Centro Codeço de Aperfeiçoamento Musical (CECAM).

Fonte: DECOM - Prefeitura de Itaperuna

Postar um comentário

0 Comentários