BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Saúde da Mulher tem atendimento especial em Itaperuna

A Secretaria de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES) e o Programa da Saúde da Mulher (PAISM), juntamente com o Centro de Referência de Assistência de Itaperuna (CRAS), promovem um ciclo de palestras sobre a saúde da mulher, com um calendário que se estenderá até o final do ano, no município.

As palestras são realizadas nas Unidades do CRAS, onde são montados encontros com grupos de mulheres, da clientela do próprio programa. Dois encontros movimentam o CRAS do Castelo/Horto e Surubi, respectivamente, com um quantitativo de 38 mulheres. As palestras são ministradas pela enfermeira Sandra Helena de Oliveira do PAISM e Gesiney Botelho do NICES.

Segundo o coordenador do Nices Gesiney Botelho, o foco da ação, além da promoção de práticas para uma saúde de boa qualidade, visa conscientizar as mulheres dos riscos de doenças como os cânceres de colo do útero e das mamas. “Na oportunidade a enfermeira Sandra Helena fala sobre os fatores de riscos dos cânceres e como é importante para a mulher conhecer o seu corpo, tocando-o, fazendo o auto-exame das mamas, apalpando suas partes íntimas a procura de alguma alteração como caroços, reentrâncias, enrugamentos, sangramentos, escorrimentos (coloração anormal), cheiros fétidos, pois dessa forma, os médicos ou enfermeiros podem diagnosticar precocemente algumas doenças”, disse o coordenador.

Auto-exame não substitui a consulta médica ou de enfermagem

De acordo com a enfermeira Sandra Helena, o auto-exame das mamas é importante. “Não substitui a consulta médica ou de enfermagem, que deve ser feita periodicamente pelos profissionais da saúde, mas passa a ser um referencial da mulher para que conheça minuciosamente seu corpo, e a partir daí possa suspeitar de alguma alteração nele”, ressalta.

As palestras acontecem em conformidade com as determinações do secretário de Saúde Marcos Tinoco, que sempre está voltado à qualidade da saúde da população itaperunense e apóia as parcerias com as demais secretarias, no intuito de fomentar as informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde aos cidadãos da região.

As palestras são conduzidas de forma interativa, onde as mulheres ficam à vontade, para perguntas e contestações. “Servem como um tira dúvidas a respeito da própria condição da mulher. As informações trazem conteúdo amplo sobre todos os fatores que influenciam nas doenças da população feminina. Por isso, usamos recursos de vídeos e slides para que fique mais ilustrativo e pontual”, explica Botelho.

Sobre Planejamento Familiar e as formas de métodos contraceptivos (pílulas, vasectomia…), Sandra Helena destaca a camisinha como forma de evitar a gravidez indesejada. “Tanto para o homem como a para a mulher o preservativo, como um anticoncepcional, evita gravidez e também é uma forma segura para não contrair doenças nas relações sexuais”, realça a enfermeira que no ensejo revela os encontros como muitos proveitosos e descontraídos.

Na oportunidade, os profissionais fizeram distribuição de folder, de cartilhas voltadas à importância de fazer o exame preventivo ginecológico pelos menos uma vez ao ano. Na ocasião são mostrados por meio de slides e vídeos as formas de DST (Doença Sexualmente Transmissível), que mais acomete homens e mulheres.

As mulheres que queiram fazer o exame ginecológico preventivo (Papanicolau) devem marcar suas consultas no PSF mais próximo de sua residência. Qualquer dúvida em relação à Saúde da Mulher, procurar o serviço de referência no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

Fonte: DECOM - Prefeitura de Itaperuna

Postar um comentário

0 Comentários