BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Itaperuna é o primeiro município do Noroeste a receber o projeto PAIS

Segundo Décio Zampiér, o programa ‘Fartura no Campo’ tem como principal objetivo aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada
Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural, está sendo viabilizada em Itaperuna a implantação do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), através de uma parceria do SEBRAE, Banco do Brasil e BNDES, com total apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna.

O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos. Dessa forma, busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.

O projeto prevê o incentivo ao associativismo, assistência técnica aos produtores, capacitação em empreendedorismo e técnicas de vendas, além de consultorias para certificação dos produtos, desenvolvimento de uma embalagem e a implantação de uma feira voltada para comercialização dos produtos PAIS.

De acordo com gestor do SEBRAE José Cosendey a previsão é que o projeto seja implantado ainda neste ano. “Pretendemos implantar 165 unidades de produção agroecológica no Estado, sendo 15 propriedades por município. Os técnicos do SEBRAE vão acompanhar os produtores por dois anos e a nossa previsão é de começar a implantar o projeto já em novembro, no mais tardar em dezembro”.

Já o secretário Municipal de Agricultura Décio Zampiér afirmou a preocupação em gerar renda e produzir alimentos saudáveis, através do programa ‘Fartura no Campo’. “Estamos oferecendo cursos e projetos em parceria com o SEBRAE, para a implantação de produtos livres e isentos de agrotóxicos. Isso nos proporciona levar produtos de qualidade ao consumidor final. Queria deixar bem claro que esse nosso trabalho é 100% gratuito e o produtor não tem nenhuma despesa”.

Fartura no Campo – O programa “Fartura no Campo” busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. A Secretaria de Agricultura disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter melhores condições de trabalho. Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social, pois evitar o êxodo rural é uma das preocupações do programa.

Fonte: DECOM - Prefeitura de Itaperuna

Postar um comentário

0 Comentários