O foco da reunião de hoje foi o "Profissão Professor" e o que mudou desde o início do PNAIC em 2013. Temas como o que pode ser acrescentado aos profissionais de educação, a cultura fora dos muros da escola, identidades: mostrando aos professores que é preciso conhecer os alunos fora da escola também foram abordados. O objetivo da reunião foi acrescentar no profissional da educação um olhar mais ampliado e diferenciado. A interação dos municípios vem trazer uma troca de ideias e levantar os seguintes questionamentos: o que eu fiz de melhor da minha escola que pode dar certo da sua? O que podemos fazer para atrair os alunos?
"Essa partilha de saberes entre professores, o que eles estão fazendo, o lugar deles e essa autonomia de poder falar da própria prática, da sua experiência, isso feito em conjunto, com certeza é de grande valia para todos", disse a professora Rosineire Silva de Almeida, da UFRJ, que já trabalha com o PNAIC há três anos e participa da formação.
"Não há um novo caminho, mais sim um jeito novo de caminhar", frase do escritor Fernando Pessoa que segundo a coordenadora do PNAIC de Itaperuna, Saionara Rabelo, tem tudo a ver com esse momento da educação. "São caminhos diversos que estamos buscando para alçarmos novas metas e acabar de vez com essa distorção idade ano", disse Saionara.
A subsecretária de Educação, Priscila Verdan, fez a abertura da formação. As coordenadoras do PNAIC em Itaperuna, Saionara Rabelo e Helen Rodrigues, e a equipe do DGE (Departamento de Gestão Educacional), estão na organização da formação que vai até sexta-feira (22), no Colégio 10 de Maio.