BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Itaperuna promove Curso de Beneficiamento de Pescado

“Do peixe, tudo se aproveita”. Foi o que ensinou Amaro Júnior, instrutor do curso “Beneficiamento de Pescado”, através de aulas teórica e prática aos pescadores artesanais da Colônia Z 20 de Itaperuna. As atividades aconteceram nos dias 10 e 11 de fevereiro, nas dependências do Pólo Central de Trabalho (antigo Mercado do Produtor).

O curso faz parte do “Projeto Pesca Artesanal e Criação Racional de Peixe”, que dentre outras atividades, possibilita ao pescador o aperfeiçoamento de filetagem da tilápia. A primeira fase do curso beneficiou a 60 alunos/pescadores. Mais três cursos estão sendo programados para os meses de março e abril.

Segundo Amaro, os pescadores precisam se qualificar e o curso atende às necessidades básicas da categoria. “Os pescadores já possuem prática, mas precisam conhecer melhor o processo de manuseio do pescado. Do condicionamento até o local de abate, bem como o processo de limpeza até a entrega do produto final”.

O instrutor também explicou que o peixe pode ser completamente aproveitado. “Tudo no peixe é aproveitado. Cabeça, carcaça e até mesmo o couro. O couro é utilizado para a confecção de bolsas, carteiras, calçados, acessórios e possue alto valor no mercado”, explica Amaro.

De acordo com Luiz Alberto Azevedo, supervisor local da Emater, o curso possibilita também o aprendizado de novos pratos. “Os alunos recebem orientação de como preparar moqueca, tilápia frita com molho vinagrete, isca de tilápia para tira-gosto e o famoso sushi de tilápia”.

Segunda Fátima Castelo Branco, extensionista social da Emater-Rio, o curso prima pela higiene e segurança alimentar. “Nos preocupamos com a saúde do manipulador e do consumidor. Ensinamos aos pescadores todas as técnicas necessárias para que eles produzam um produto de qualidade”.

A pesca sustentável e a preocupação com o meio ambiente são temas fundamentais durante as aulas. A pescadora Claudinéia Guimarães aprendeu a importância de se realizar uma pesca consciente e aposta no conhecimento adquirido no curso para melhorar a renda. “Esse curso valoriza o nosso trabalho. A gente jogava o couro do peixe fora, agora, vamos tentar aproveitar tudo”.

O secretário Municipal de Agricultura Décio Zampier é um entusiasta do projeto. “O projeto veio para fomentar o desenvolvimento da piscicultura no município de Itaperuna. Estamos treinando o pessoal para que eles melhorem a renda e aproveitem tudo o que o peixe tem para oferecer”.

São parceiros no projeto a Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna, Emater Rio e Colônia Z 20 de Itaperuna.


Fonte: Itaperuna Online

Postar um comentário

0 Comentários