BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Matadouro clandestino é interditado em Itaperuna

O Serviço de Inspeção Estadual da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento interditou, na manhã desta quinta-feira (13/02), a fazenda Toiama, em Itaperuna, no Noroeste fluminense. No local funcionava um abatedouro clandestino de bovinos, cuja carne era comercializada em açougues do município vizinho, São José de Ubá.

A operação flagrou o abate após receber denúncia de que essa pratica ilegal era realizada na fazenda. Diariamente eram abatidos cerca de 30 animais. A carne apreendida foi inutilizada e o proprietário será indiciado pelo Ministério Público.

Na avaliação do Chefe do Serviço de Inspeção Estadual, Plínio Leite Neto, o resultado dessa ação é consquência da parceria realizada entre a Secretaria Estadual de Agricultura, Ministério Público e Prefeituras, para exterminar a prática do abate clandestino no território fluminense.

– Estamos intensificando essas operações em todas as regiões do estado e reunimos uma rede de instituições interessadas na luta contra o abate clandestino. Algumas cidades já estão implantando as soluções necessárias. Esta parceria é fundamental para oferecermos ao consumidor fluminense um produto de boa qualidade – afirma Plínio Leite Neto.

Além de prejudicial à saúde da população, o abate clandestino é prejudicial à “saúde econômica” do Estado. Hoje, existem 12 matadouros frigoríficos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Estadual no Estado do Rio de Janeiro. O Coordenador de Inspeção Sanitária da Secretaria, Plínio Leite Neto, explica que a comercialização de carne proveniente de abate clandestino é um problema que ocorre em todo o país.

– Este tipo de atividade é totalmente ilegal e caracteriza dois crimes: sonegação de impostos e questão da saúde pública. Doenças gravíssimas como tuberculose e brucelose podem ser transmitidas aos consumidores - explicou.


Fonte: Itaperuna Online

Postar um comentário

0 Comentários