BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Horta Comunitária é lançada no Bairro São Matheus

O projeto “Horta Comunitária” pretende conscientizar a sociedade sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. Um dos objetivos do projeto é estimular professores e alunos a cultivar hortas nas dependências dos colégios. O Ciep 264, no Bairro São Matheus, que possui uma excelente área para o plantio de legumes e verduras foi escolhido para o lançamento oficial da “Horta Comunitária”, que aconteceu ontem.

Para o secretário Municipal de Agricultura Décio Zampier, a iniciativa trará benefícios imediatos para a comunidade. “A população terá um alimento saudável, de baixo custo, que vai sair direto da horta para a mesa. O manejo com a terra também é uma excelente terapia, ajuda as crianças e os próprios adultos a controlar o estresse”.

Flávio Lemos, secretário Municipal de Educação, aposta no projeto como fator relevante de integração. “Esse projeto tem algumas características importantes. Estimula a relação da escola com a sociedade, pois a escola passa a ter uma interação mais próxima com os moradores da comunidade. É um componente educativo pleno que certamente trará resultados positivos. São atividades extracurriculares que ratificam o compromisso com a educação”.

Segundo Rosa Maria Reis, diretora geral do Ciep 264, o projeto “Horta Comunitária” chega no momento certo. “Essa horta vai ajudar a complementar a merenda escolar, além do mais, é muito importante por que as crianças também vão poder ter uma alimentação saudável em casa”, comenta a diretora.

A Secretaria de Agricultura irá disponibilizar sementes e realizar acompanhamento técnico nas escolas e em terrenos baldios e quintais que possam a vir beneficiar moradores de determinada localidade. A idéia é envolver toda a sociedade, usar a criatividade, criar espaços e até mesmo utilizar caixotes para iniciar uma pequena plantação. Um folder explicando a importância dos legumes, verduras e como melhor utilizá-los evitando o desperdício, está sendo distribuído juntamente com as sementes.

As sementes distribuídas gratuitamente são: alface, couve, jiló, quiabo, berinjela, espinafre, repolho, couve-flor, cenoura, feijão, cebolinha, chicória, beterraba, salsinha e outras. E poderão ser encontradas na Secretaria de Agricultura e na Emater-Rio, parceira no projeto.


Fonte: Igreja do Relógio

Postar um comentário

0 Comentários