BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Picciani, Cabral e Temporão anunciam construção de 46 UPA's no estado, inclusive em Itaperuna

O número de Unidades de Pronto Atendimento no estado vai triplicar. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio, juntamente com o Ministério da Saúde, irá construir 23 UPAs 24h em todo o estado este ano e mais 23 até 2010. Atualmente, são 22 unidades. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, o deputado Jorge Picciani, acompanhou o anúncio feito pelo ministro José Luiz Gomes Temporão e o governador Sérgio Cabral nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, no Palácio Guanabara, e destacou a importância de se investir na saúde.

“Eu sempre digo que precisamos olhar, especialmente, para áreas como saúde e educação. Todas as pessoas merecem ter um atendimento digno para cuidar de sua saúde e uma boa escola. O governador Sérgio Cabral está fazendo exatamente isso e tem todo o meu apoio”, disse Picciani.

O Ministro da Saúde José Luiz Gomes Temporão também elogiou Cabral na sua busca pela melhora da qualidade da saúde básica da população. “O governador Sérgio Cabral foi um homem corajoso ao aceitar o desafio de reconstruir a saúde desse estado, porque o governador encontrou uma situação que não é brincadeira. As UPAs foram um grande acerto da Secretaria de Saúde”, comentou Temporão.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, fez questão de lembrar como começaram as UPAs e o sucesso dos seus resultados. “Quando eu assumi, o governador me disse que precisávamos criar algo que tivesse atendimento 24 horas para a população. Desde então, as UPAs já realizaram quase três milhões de atendimentos em todo o estado, foram feitos mais de um milhão de exames e gerados 3.500 empregos. Quero agradecer ao ministro Temporão por mais esse investimento, o que mostra que o governo Federal aposta nos nossos projetos”, observou Côrtes.

As UPAs têm consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicamentos e nebulização. Na sala de observação de adultos, há 10 leitos onde pacientes podem ficar internados por até 48 horas; já a de crianças conta com três leitos. Outra sala, a "vermelha", com dois leitos, dispõe de todos os equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até que eles sejam removidos para um hospital por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além do investimento nas novas UPAs, que até o fim do ano beneficiarão os municípios de Queimados, Mesquita, Cabo Frio, Teresópolis, Nova Iguaçu, Magé, Nova Friburgo, Itaguaí, São João de Meriti, Angra dos Reis, Rio Bonito, Três Rios, Araruama, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Niterói, Itaboraí, Itaperuna, Nilópolis, Macaé, Rio de Janeiro, e duas em São Gonçalo.

Fonte: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários