BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Educação de Itaperuna realiza reunião para esclarecer dúvidas sobre a Gripe 'Influenza A'


A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna realizou nesta quarta-feira (05), uma reunião com os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares para orientá-los sobre como proceder diante da gripe “Influenza A”. Na oportunidade, o infectologista Lauro Amaral pôde esclarecer algumas dúvidas e elaborar junto com os educadores estratégias de prevenção.

Baseados em informações locais, os secretários Flávio Lemos (Educação) e Carlos Alberto Carpi (Saúde), reuniram-se e optaram por não adiar a volta às aulas. “Não entendo o que vai garantir de benefício o fato de se adiar por dez ou 15 dias o início das aulas. No entanto, a gripe deverá se tornar matéria de sala de aula”, diz Flávio Lemos.

Segundo o infectologista, os professores devem estar preparados para orientar aos pais dos alunos. Ele também tranqüilizou a todos no que diz respeito à volta imediata das atividades educacionais. “As aulas podem se iniciar sem problemas, já que a gripe está chegando à cidade de forma lenta. Temos tempo para nos prepararmos”. A informação é uma importante arma na prevenção contra a “Influenza A”. Preocupados, os pais dos alunos estão telefonando para as escolas. As crianças gripadas são orientadas a ficarem em casa. “Devemos reforçar os cuidados com a gripe A por se tratar de uma doença nova e que estamos conhecendo ainda”, diz Amaral.


Existe uma preocupação redobrada com a Educação Infantil, pois as crianças trocam pirulitos, balas, bebem na mesma garrafa e sempre acabam tendo contato com a torneira do bebedouro. Maria da Penha, diretora do Jardim de Infância Maria Madalena Magacho, apontou uma alternativa. “Colocamos um funcionário ao lado do bebedouro entregando copos descartáveis para as crianças beberem água e certificarmos que elas realmente estão descartando os copos”, diz Penha. Para o médico, o importante é que a criança não encoste a boca na torneira, apenas isso, já é o suficiente. “Tanta preocupação com bebedouro pode ser excesso de zelo”, comenta o infectologista.

A Secretaria de Educação vai elaborar um relatório informativo focando em perguntas e respostas voltadas para a realidade e necessidade de cada escola. Todas as escolas se comprometeram em ajudar no que for possível para combater a gripe Influenza A. “O nosso propósito é reduzir o problema, já que 100% do problema não poderá ser solucionado”, finaliza Flávio Lemos.

‘Influenza A’ subtipo H1N1 também conhecido como A (H1N1) - é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endêmicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários