BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Educação de Itaperuna recomeça as aulas

A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna recomeçou as aulas ontem (17). Em reunião na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, no último dia 13, ficou definido que no momento não há necessidade de continuar com a suspensão das aulas no Sistema Municipal de Ensino. Na oportunidade, participaram da reunião as supervisoras, coordenadoras de ensino da SEMED, diretoras e orientadoras das escolas municipais que receberam as orientações de como deverão proceder diante das probabilidades de contaminação da gripe Influenza A (H1N1).

Lauro Alcântara, chefe do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou um slide fazendo um breve relato do histórico das maiores pandemias que já aconteceram no mundo até hoje e em seguida abordou o tema em questão: a Gripe H1N1. Ele mostrou como o vírus age no organismo, as diversas formas de contágio, o tratamento adequado e as precauções necessárias que deverão ser adotadas nas escolas para evitar a proliferação da gripe.

De acordo com Flávio Lemos, secretário de Educação, as servidoras grávidas deverão permanecer em casa até o dia 28 de agosto, quando será reavaliada a necessidade ou não da licença. A recomendação é procurar o diretor da escola e apresentar o exame que comprove a gravidez. Não será necessário atestado médico. Os diretores foram orientados a afastar imediatamente os alunos que, porventura, apresentem sintomas de gripe durante as aulas. Estes alunos serão conduzidos a outro espaço e o responsável deverá ser contactado para buscar a criança ou adolescente no colégio. Se o aluno estiver com febre e sintomas da doença, o responsável será orientado a levá-lo para uma consulta em uma unidade de saúde.

Os responsáveis não devem levar os filhos gripados às escolas. Quanto às faltas, estas serão abonadas mediante contato dos pais com a diretoria, informando a situação de saúde do aluno. O conteúdo das disciplinas será trabalhado de maneira diferenciada a critério de cada escola. Neste caso também não serão necessários atestados médicos. Ainda de acordo com o secretário de Educação, todos os diretores receberam orientações sobre os cuidados de higiene com os alunos, a ventilação das unidades e como proceder com a lavagem das mãos nos intervalos das aulas e antes da alimentação. Também já foi providenciada a higienização adequada dos bebedouros, copos, pratos, talheres e outros utensílios.

A Secretaria ainda enviará para as escolas um kit com material contendo informações e orientações para ser utilizado em reuniões com os pais que deverão acontecer nas escolas municipais por ciclo de escolaridade ou por quantitativo de alunos – sem grandes aglomerações. Todas as orientadoras pedagógicas deverão se reunir com os professores a fim de montarem estratégias de como abordar a gripe A na sala de aula.

A reposição das aulas nas escolas municipais será realizada com a utilização de três sábados letivos que são os seguintes: dias 12/09, 03/10 e 24/10 de 2009.

Melhores informações sobre a gripe através do Disque Gripe: 0800 300 10 100

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários