BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Secretário Estadual de Saúde Sérgio Côrtes visita Itaperuna

Encontro com os secretários de Saúde do Noroeste possibilita troca de informações sobre a ‘Gripe A’

Na última sexta-feira (07), Itaperuna sediou o encontro entre Sérgio Côrtes, Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, e os secretários municipais de Saúde da região Noroeste Fluminense. A reunião aconteceu no auditório do Sebrae e teve como objetivo trocar informações sobre a “Gripe A”, bem como constatar a real situação da região no que diz respeito à nova gripe.

O secretário Sérgio Côrtes destacou a importância da reunião e salientou as dificuldades de lidar com um vírus desconhecido. “É importante vir na região para constatar os problemas de perto. Uma coisa é ter informações através de relatórios, outra coisa é ter o contato diretamente com os secretários. Muito do que discutirmos aqui hoje, pode estar diferente daqui a 15 dias em função de novas descobertas”, diz. A última atualização global da epidemia foi apresentada em um mapa, contando 119.344 casos confirmados em 122 países. O número de óbitos chega a 591 pessoas. Em Itaperuna, segundo informações do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, no momento não há nenhum caso confirmado da doença.

De acordo com Mariza Santos, infectologista da Secretaria Estadual de Saúde, o novo vírus precisa ser analisado de forma bastante responsável e os médicos precisam estar atentos a todo e qualquer tipo de evolução do vírus. “Os médicos precisam repensar a doença e tomar um posicionamento diferente, pois qualquer gripe pode ser um caso de gripe suína. O acontecimento em questão é preocupante. Temos que ter um cuidado especial com as gestantes com gripes”, acrescenta. Côrtes também pediu especial atenção para com essas mulheres. “As gestantes estão sendo acometidas pelo vírus de forma mais grave. Temos que ter uma atenção redobrada com esse grupo de pacientes”, recomenda o secretário.

O vírus tem transmissão sustentada e circula de forma uniforme. Não existe transmissão aérea, a contaminação é realizada apenas por gotículas. “Quando a pessoa espirra ou tosse, ela acaba transmitindo o vírus a outras pessoas”, diz Mariza Santos. Também pode ser transmitido pelo contato das mãos com secreções respiratórias. A aglomeração de pessoas em ambientes fechados pode facilitar a disseminação da gripe. As pessoas com idade inferior a dois ou superior a 60 anos de idade; com imunodepressão; com condições crônicas, como por exemplo, diabetes mellitus, cardiopatias, pneumopatias e doenças renais crônicas; além das gestantes, fazem parte do grupo considerado de risco.

Os pacientes sem fatores de risco podem ficar em domicílio. Devem evitar o contato com pessoas que façam parte do grupo de risco e realizar o tratamento através de antitérmicos e medidas de prevenção básica. Já os pacientes com fatores de risco e sem complicações é preciso levar em consideração a possibilidade de internação e evitar a emissão de gotículas. Os pacientes com complicações devem ser internados imediatamente.

O tratamento contra a “Gripe A” é realizado através do remédio Tamiflu. A gravidez não é considerada contra-indicação a esse medicamento. “O médico deve dizer à gestante que a medicação é segura e muito importante para a recuperação. Esse tipo de informação é de muita valia para as mulheres grávidas”, aconselha a infectologista. De acordo com Sérgio Côrtes, 57 quartéis do Corpo de Bombeiro estão funcionando 24 horas por dia na distribuição dos medicamentos. “Não existe uma centralização dos medicamentos. Nós estamos medicando todos os pacientes do grupo de risco. Os que não são do grupo de risco, os médicos estão livre para tomar a melhor decisão. Não vai haver nenhum tipo de cerceamento, afinal os médicos estão próximos de seus pacientes”, garante Côrtes.

O secretário ainda sugeriu que todos os municípios com mais de 50 mil habitantes montem um centro de atendimento da “Gripe A”. Para o secretário de Saúde de Itaperuna, Carlos Alberto Carpi, a reunião foi muito importante e trouxe alguns esclarecimentos. “Estamos contentes por que podemos trocar experiências e buscar soluções imediatas para a nossa região. A presença do secretário Sérgio Côrtes é um alento, pois mostra que o Governo Estadual está atento às nossas necessidades”, diz Carpi. As pessoas que precisam de qualquer tipo de informação sobre a “Gripe A” podem utilizar o Disque Gripe, das 6h às 13h. O telefone é 0800 28 10 100.

Algumas recomendações preventivas:
• Siga rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias locais.
• Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evite o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evite tocar olhos, nariz ou boca.
• Lave as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Não use medicamentos sem orientação médica.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários