As Residências Terapêuticas são casas inseridas na comunidade, destinadas a cuidar de pessoas com algum tipo de transtorno mental e que estiveram internadas por longo período em hospitais psiquiátricos, não possuindo laços sociais e vínculos familiares. As residências fazem parte do "Programa de Saúde Mental", órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna.
São duas residências, uma masculina e outra feminina. A primeira está situada na Rua José do Patrocínio, 183, Vale do Sol. A feminina se localiza na Rua Alcides Augusto Magalhães, 600, Aeroporto. A equipe do "Programa de Saúde Mental" é composta por psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, farmacêutico, assistente social, educador físico e clínico geral. Conheça alguns projetos do "Programa de Saúde Mental".
Programa de volta para casa
O programa de Volta para Casa (PVC) dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial para assistência, acompanhamento e integração social fora da unidade hospitalar de pessoas acometidas de transtornos mentais com história de longa internação psiquiátrica.
QualiCaps
É um programa de supervisão clínico-institucional que tem os seguintes objetivos: promover uma participação mais efetiva da família; qualificação do pessoal; desenvolver ações que resultam em um funcionamento eficaz do serviço oferecido e Integrar o CAPS com a rede básica de saúde.
CAPSad
É um serviço de Saúde aberto e comunitário do SUS. É um lugar de referência e tratamento de usuários de álcool e drogas com atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de álcool e outras drogas. Desenvolve uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, orientação, dentre outros) até atendimentos em grupos, oficinas terapêuticas e visitas domiciliares.
CAPS II
É um lugar de referências e tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros que justifiquem o atendimento. Além do atendimento multidisciplinar os usuários do programa de saúde mental do CAPS II, recebem medicação, alimentação e transporte em casos específicos.
CAPSad - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
Rua José de Assis Barbosa, s/n, Cehab. Telefone: (22) 3824-3264
CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial
Rua José Silveira Goulart, s/n, CEHAB. Telefone: (22) 3822-9119
Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Fonte: DECOM
0 Comentários