BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Saúde é uma das prioridades em Itaperuna

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER - Atua fortemente visando o bem-estar das mulheres do município. Dentre os diversos serviços oferecidos à população, o programa realiza o exame Beta HCG, pré-natal, além do o projeto “Viva Mulher”, que trabalha com a prevenção do câncer uterino e de mama. As interessadas em obter melhores informações sobre o programa “Saúde da Mulher” devem procurar o atendimento no Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, sala nº 18.

NASF - Em Itaperuna, o NASF possui duas unidades, cada uma delas é responsável por oito PSFs (Programa de Saúde da Família). O NASF é formado por uma equipe que abrange diferentes profissionais, dentre eles, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e farmacêuticos. Os atendimentos são feitos na própria Unidade ou em domicílio, em caso de paciente acamado ou quando possui dificuldade de locomoção. O atendimento pode ser requerido pelo paciente ou algum familiar na própria Unidade de Saúde da Família.

CDA (Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso) - Dentre muitas atividades, o Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso (CDA) busca estimular a saúde cerebral de pacientes portadores da doença de Alzheimer em sua fase leve e moderada. No centro, também é possível conseguir medicamentos gratuitos, necessários para o tratamento da doença. No mesmo local em que funciona o CDA, funciona o CDP (Centro da Doença de Parkinson), onde são desenvolvidas atividades similares voltadas para o tratamento de Parkinson. Também funcionam no mesmo prédio a Farmácia do SUS, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais e o atendimento à hemodiálise. Todos esses serviços estão disponíveis na Rua Lenira Tinoco Calheiros, 38, Centro (próximo à entrada para o Bairro Vinhosa e Rua Júlio César).

O CDA e o CDP funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. Todos esses serviços são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 3822 2960.

CIAO, CEO, COIJ - CIAO, CEO E COIJ são centros especializados do Departamento de Odontologia do município de Itaperuna, que estão sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. Os serviços prestados pelo departamento são gratuitos e estão em pleno funcionamento. Oferecem procedimentos odontológicos básicos, cirurgia oral menor especializada; periodontia; endodontia; geriatria; diagnóstico e prótese, entre outros.

O Centro Odontológico Infanto-Juvenil (COIJ) está localizado no Bairro Cehab (na antiga sede da Escola Nossa Senhora das Graças). O Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO) está situado na Rua Coronel Luiz Ferraz, nº 279.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30min às 16h30min. Melhores informações podem ser obtidas através dos telefones (22) 3824 6325 / 3824 6337.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária é o órgão que cuida da proteção da saúde da população em diversos aspectos. Combate tudo que promove risco à saúde da população, no sentido de evitar e prevenir. Focos de insalubridades, controle de zoonose, segurança do trabalhador, inspeção em estabelecimentos de gêneros alimentícios (supermercados, açougues, bares, frigoríficos e outros), inspeção em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (farmácias, consultórios médicos, hospitais, hotéis, salão de beleza e outros) e inspeções diversas (habitações, hortas, chácaras, piscinas, terrenos baldios e outros), são algumas das atividades da Vigilância Sanitária.

Existe o disk-denúncia, através do telefone 3822-1177, que contribui para com o bom desempenho das atividades do órgão. A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6314.

VIGILÂNCIA AMBIENTAL - A Vigilância Ambiental em Saúde tem como objetivo conhecer, detectar e prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes no meio ambiente que interferem na saúde humana. Suas principais ações são: identificar solos contaminados e investigar se a população ao redor sofreu algum dano à saúde; analisar a qualidade do ar e saber até que ponto prejudica a saúde local; coletar e analisar fontes de água alternativas; além de prevenir e controlar as doenças relacionadas ao meio ambiente.

A Vigilância Ambiental, juntamente com a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica constituem a Vigilância em Saúde, todas supervisionadas pela Secretaria Municipal de Saúde. O posto de atendimento da Vigilância Ambiental funciona na Rua João Catarina, 208, Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone 3824-2853.

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS - As Residências Terapêuticas são casas inseridas na comunidade, destinadas a cuidar de pessoas com algum tipo de transtorno mental e que estiveram internadas por longo período em hospitais psiquiátricos, não possuindo laços sociais e vínculos familiares. As residências fazem parte do “Programa de Saúde Mental”, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna.

São duas residências, uma masculina e outra feminina. A primeira está situada na Rua José do Patrocínio, 183, Vale do Sol. A feminina se localiza na Rua Alcides Augusto Magalhães, 600, Aeroporto.

PROGRAMA FELIZ IDADE - O programa “Feliz Idade” proporciona atendimento diferenciado ao idoso, buscando uma melhor qualidade de vida, atendendo aos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Prima pela preservação da saúde física e mental, além do aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Hoje, o programa “Feliz Idade” conta com ambulatório de geriatria, ambulatório de nutrição e ambulatório de fisioterapia e enfermagem. Também é oferecido aos idosos um curso de prevenção de quedas com professores de educação física. O curso acontece na sede do projeto, situado na Rua João Catarina, 208, Centro, com turmas de segunda a quarta, a partir das 7h30min. O programa ainda oferece palestras, ginásticas e dança Sênior todas as quintas-feiras no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, das 7h30min às 10h.
O programa “Feliz Idade” é mantido pela Secretaria de Saúde de Itaperuna. Outras informações podem ser obtidas através do telefone do CDA (Centro da Doença de Alzheimer): 22 3822-2960.

PROMOVENDO SAÚDE EM ITAPERUNA - Quando se pensa em saúde tem que se pensar em qualidade de vida, e isso, implica a necessidade de melhorar os hábitos alimentares da população através de uma reeducação alimentar. Não menos necessário é uma campanha de conscientização de que as atividades físicas podem prevenir uma série de doenças e a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para envolver toda a sociedade neste projeto. “Promovendo a Saúde em Itaperuna” é o início de um trabalhado voltado para o compromisso social e acontece nas Unidades de Saúde da Família, onde uma equipe de profissionais formada por nutricionistas, dentistas, enfermeiros e professores de Educação Física levam informações e prestam serviços gratuitamente à população.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários