BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

EGP-Rio inicia qualificação de Itaperuna e outros cinco municípios

Mais seis municípios fluminenses – Iguaba Grande, Itaperuna, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Piraí e São Fidelis – iniciaram, na manhã desta terça-feira (14/9), no prédio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Centro do Rio, o terceiro curso de Capacitação em Gestão de Convênios e Gerenciamento de Projetos, ministrado por técnicos do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), da Secretaria da Casa Civil. O curso, que dura sempre três dias, faz parte do Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam), lançado em setembro de 2009, com o objetivo de potencializar os investimentos dos municípios por meio da profissionalização na captação e gestão de recursos públicos federais e estaduais.

As cidades que participam da terceira edição do curso se somam a Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Bom Jesus de Itabapoana, Cabo Frio, Macaé, Petrópolis, Pinheiral, Queimados, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena e São Pedro da Aldeia, cujos representantes fizeram o primeiro curso em março, e a Barra Mansa, Iguaba Grande, Valença, Duque de Caxias, Paty do Alferes, Paraty e Quatis, participantes do segundo, em junho. Além dos seis municípios fluminenses, participarão do terceiro curso servidores da Polícia Militar e um representante do município de Feliz, no Rio Grande do Sul.

O serviço de consultoria prestada pelo EGP-Rio é uma das ações do escritório, criado pelo Governo do Estado em 2007 para implantar e disseminar as melhores práticas de gestão de convênios e projetos. Na abertura do curso, a superintendente de Convênios, Dulce Botto, fez a apresentação geral do EGP-Rio e a proposta de estender a expertise adquirida para ajudar os municípios na criação e manutenção de seus próprios sistemas de monitoramento e controle de projetos.

– Nosso programa visa mais a ajudar os municípios a se tornarem adimplentes e, com isso, conseguirem captar especialmente recursos federais, mas também junto ao governo estadual que recentemente abriu várias linhas de créditos e financiamentos – afirmou a superintendente.

A programação prevê palestras de técnicos do EGP-Rio, além de exercícios práticos sobre como executar cada ação e uma visita, amanhã, ao Corcovado, entre outras atividades. Nesta edição, haverá uma apresentação da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Petrópolis, um dos municípios que, a partir da participação no Pecam, aumentou a sua capacidade de captação de recursos e aprimorou a gestão de seus projetos e convênios.

Fonte: Imprensa RJ

Postar um comentário

0 Comentários