BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Itaperuna comemora chegada da primavera e o Dia Mundial da Árvore


O prefeito Claudão e o secretário Futuca junto aos alunos das escolas Nossa Senhora das Graças e Águas Claras
No Hemisfério Sul, segundo a enciclopédia livre Wikipédia, o dia 23 de setembro marca a chegada da primavera. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este País, um deles é a lembrança das árvores como representantes maiores da riqueza natural que o Brasil possui.

No Brasil, há mais de 30 anos se formalizou o dia 21 de setembro como o “Dia da Árvore”. É justamente o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. Em Itaperuna a data foi celebrada pelos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças e Escola Municipal Águas Claras, que juntamente com o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) e o secretário Municipal do Meio Ambiente Eduardo Suísso (Futuca) plantaram mudas de Pau-brasil na Praça Coronel Romualdo Monteiro de Barros, localizada em frente ao Terminal Rodoviário.

De acordo com o prefeito Claudão é importante que as crianças cresçam se conscientizando sobre as questões ambientais e que as escolas continuem desempenhando esse elo de orientação. O secretário Futuca acredita que até o final do ano a Secretaria do Meio Ambiente atinja a marca de 20 mil mudas, entre plantação e doação. “Nossa prioridade é reflorestar o Morro da Pedra Branca. Ainda vamos arborizar a Beira Rio, próximo ao Itapuã Clube e fazer um trabalho de recuperação da mata ciliar”, diz.

Ao final da tarde, o secretário Futuca foi até o pátio do Fórum Desembargador Amaro Martins de Almeida onde plantou algumas mudas de Pau-brasil.

Curiosidade

O Pau-brasil é um dos nomes populares da espécie Caesalpinia echinataechinata significa “com espinhos”), uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil. Seu nome em tupi é ibira pitanga, ou “madeira vermelha”. O nome popular em português deriva da cor de brasa da resina vermelha contida na sua madeira. É conhecido também pelos nomes de brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado. É também conhecida como pau-ferro por ser mais densa do que a água e não flutuar, o que prejudica o seu transporte no meio fluvial. São também conhecidos como pau-brasil, embora tenham preferencialmente outros nomes, a Caesalpinia ferrea (pau-ferro) e a C. peltophoroides (sibipiruna). Wikipédia Lam. (

Fonte: DECOM - Prefeitura de Itaperuna

Postar um comentário

0 Comentários