BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Projeto de Fruticultura no Noroeste Fluminense

fruticultura.jpegAconteceu esta semana, de 22 a 25 de fevereiro, uma série de eventos do projeto de fruticultura na Região Noroeste Fluminense, uma parceria do Sistema Firjan com o Ministério da Integração Nacional, as prefeituras das cidades participantes, além da Secretaria Estadual de Agricultura e o Sebrae.


Dia 22, os profissionais fizeram uma visita técnica a propriedades rurais produtoras de pêssego em Porciúncula, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana. Em seguida, dia 23, durante a manhã, foi realizado o Dia de Campo do Pêssego em Varre-Sai e à noite, em Itaperuna, houve reunião de apresentação do projeto de citricultura em nesta cidade. Nos dias 24 e 25, houve visitação técnica a propriedades rurais produtoras de laranja de São José de Ubá.

No encontro de Itaperuna, foi apresentado a produtores rurais como será o projeto de introdução da produção de laranja na cidade, uma parceria recém firmada com a prefeitura. Foram apresentadas as propostas do projeto, análises de mercado da laranja e formas de financiamento. O projeto segue a mesma linha dos de Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus e Ubá, com os produtores recebendo gratuitamente as mudas, além de assessoria técnica fornecida pelo Sistema Firjan, através da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que faz a transferência tecnológica.


De acordo com Ronaldo Nogueira, do Grupo Executivo de Agroindústria, há condições favoráveis para obter lucro com a laranja na região. “O mercado local pode absorver toda a produção”, disse. O projeto ainda está em fase inicial, sendo cadastrados os produtores participantes.


No Dia de Campo em Varre-Sai, o professor Cláudio Bruckner, da UFV, passou orientações de manejo do pêssego aos produtores e fez uma análise da situação da produção. Também foram discutidos aspectos mercadológicos do pêssego. O projeto está sendo realizado desde 2006 e conta com cerca de 25 produtores, que já têm colhido a fruta. Para o projeto de pêssego, foi construída uma packing house para armazenamento e seleção da fruta, e está em andamento a criação de uma indústria para processamento do pêssego.


Na visita técnica a propriedades rurais de São José de Ubá, o professor Dalmo Siqueira, também da UFV, percorreu as propriedades rurais onde estão plantadas as mudas de laranja. Ele aproveitou para fazer uma análise da situação de cada lavoura. A perspectiva é de que, já em 2012, possa haver colheita. As mudas foram plantadas no ano passado.

Postar um comentário

0 Comentários