BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

400 famílias desabrigadas em Itaperuna

Com as chuvas das últimas horas em Itaperuna, os valões da Cehab e da Boa Fortuna transbordaram inundando várias casas dos dois bairros e adjacências. Segundo a Defesa Civil de Itaperuna até o momento são 400 famílias desabrigadas e 03 desalojadas. Até o momento 08 casas ficaram avariadas e as famílias foram retiradas dos imóveis pela Defesa Civil.

O Nível do Rio Muriaé está em 4 metros e 5 centímetros na cidade e pode subir mais 35 centímetros, e com isso poderá transbordar nas próximas horas. Segundo o Major Fabrício de Souza, comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Itaperuna, o valão da Cehab está com o nível estabilizado e deverá começar a baixar a partir das 18 horas. Já o Rio Muriaé deverá começar a baixar seu nível, por volta das 22 horas.

Devido a constantes precipitações, o solo encontra-se encharcado, e qualquer chuva é suficiente para fazer pressão no solo podendo desencadear um deslizamento, inclusive em áreas que nunca ocorreu este tipo de desastre.

Como os sites de meteorologia vêm apontado chuvas, constantes, a Defesa Civil solicita que os moradores de áreas de Deslizamento, ou seja, que moram próximos aos morros, e que não possuem uma contenção adequada para segurar os barrancos, deverão nestes períodos chuvosos, procurar o mais rápido possível locais seguros, devido a terra se encontrar encharcada, tornando os taludes vulneráveis e pesados, podendo a qualquer momento ceder. 

Sinais de Deslizamento:

Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, “embarrigamento de muros ou paredes”, inclinação de tronco de árvores, de postes, rolamento de pequenos blocos de pedra e o surgimento de mina d’água, ligue imediatamente para o 193 e chame o Corpo de Bombeiros ou então informe o Departamento Municipal de Defesa Civil pelo telefone 3824-6334.

Rádio Itaperuna AM 1410
Com informações de Thiago Andrade

Postar um comentário

1 Comentários