Durante o ano de 2017 houve um grande incentivo da prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e do DGE (Departamento de Gestão Educacional), elaborando diversas estratégias para melhorar o ensino dos alunos do 9º ano. Foram oferecidas aulas de reforço na disciplina de matemática, dando um melhor suporte para os alunos.
Outro grande diferencial que contribuiu para a evolução dos alunos do 9º ano foi a criação do SAEMI (Sistema de Avaliação da Educação de Itaperuna), que acompanhou as dificuldades e a evolução dos alunos. Os estudantes que se destacaram no SAEMI 2017 foram premiados com notebooks e bicicletas, o que também incentivou ainda mais o esforço dos jovens nos estudos.
Durante o mês de outubro de 2017, alunos do 8º e 9º ano visitaram as dependências do IFF na sua 6º Semana Acadêmica, podendo assim, conhecer o instituto e ver de perto como funciona essa instituição de ensino. Muitos alunos já saíram focados em estudar no instituto.
As escolas que trabalham com o 9º ano como a E.M. Oscar Jeronimo da Silva, E.M. Francisco de Mattos Ligiéro, E.M. Águas Claras, E.M. Humberto de Campos, E.M. Nossa Senhora das Graças e E.M. Henriete Amado, tiveram no total 70 alunos que passaram no vestibular do IFF. Os cursos escolhidos por eles foram os cursos técnicos em Química, Informática, Eletrotécnica e Administração.
O Professor França Bombeiro, secretário de Educação de Itaperuna, está muito feliz com os resultados. "Nossa equipe trabalhou muito em 2017. Os professores e alunos se esforçaram e os resultados estão chegando. Parabenizo a todos pela dedicação. Estamos muito gratos e felizes com essas ótimas notícias e sempre incentivaremos o crescimento intelectual dos nossos alunos", disse França.
Dr. Marcus Vinícius, prefeito de Itaperuna, que sempre incentiva a educação, está feliz com o sucesso dos alunos. "Fico muito feliz em ver o crescimento dos nossos estudantes, passo a passo alcançando o seu lugar na sociedade. A base do sucesso na vida é o estudo, parabéns alunos", disse o prefeito Dr. Vinícius.