BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Itaperuna vacina mais de 7 mil cães e gatos no dia D da Campanha Nacional de Vacinação

O município de Itaperuna-RJ vacinou 7.724 cães e gatos da zona urbana, no último sábado (29), durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Todos puderam levar seu animal de estimação à uma Unidade Básica de Saúde mais próxima apresentando o cartão de vacinação do amiguinho. Desse total, foram 6.025 cães e 1.699 gatos, incluindo os que estão em situação de rua. Em agosto, a Campanha passou pela zona rural e 2.465 animais foram vacinados. A meta do município, no total, foi de imunizar 10.494 cães e gatos.

O objetivo da campanha foi controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. A raiva é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado.

O único tratamento para a raiva é a vacina, porém, existem grupos de animais que não podem ser vacinados como as fêmeas gestantes ou lactantes, animais abaixo de quatro meses de idade, doentes e com problemas de pele.

"Nossa meta é manter nossos animais imunizados e toda população segura", disse o prefeito Dr. Marcus Vinícius.

Para quem não levou seu animal para receber a dose, as vacinas estão disponíveis na Vigilância Sanitária, de segunda a sexta, de 9h às 15h. Só levar um potinho com gelo.