Itaperuna recebeu a doação de 800 horas de patrol para a recuperação de 1.200 km de estradas vicinais. São duas máquinas trabalhando diariamente pelas estradas do município que estavam abandonadas e sofreram com as fortes chuvas no início do ano. Estima-se que a prefeitura faça uma economia de R$ 120 mil.
De acordo com Décio Zampier, secretário Municipal de Agricultura, o produtor rural precisa das estradas em bom estado de conservação para o escoamento da produção. “Recebemos essa doação da Secretaria de Agricultura do Estado, através do Christino Áureo e da Emater-Rio. O produtor rural precisa de facilidades para escoar a produção, bem como, precisa ter o direito de ir e vir”.
A recuperação das estradas é essencial para uma melhor qualidade de vida. Para Valda Rangel, moradora da localidade de São José do Patrimônio (Boa Ventura), agora, só falta uma linha de ônibus. “As estradas estavam em péssimo estado. Essas máquinas passando por aqui é maravilhoso. Se jogar um saibro fica melhor ainda”, diz e aproveita a oportunidade para fazer um apelo ao proprietário da Empresa Santa Lúcia. “O Canavarro disse que se recuperassem as estradas, ele colocava ônibus aqui pra gente. Vamos aguardar”, comenta esperançosa.
João Nunes, produtor rural, comenta que há anos as estradas estavam abandonadas. “A gente que está aqui, vê a dificuldade do produtor, o quanto ele sofre. Havia seis anos que não passava uma máquina sequer pelas nossas estradas”. O produtor disse que o trabalho está sendo bem realizado. “Eles estão deixando canaletas nas laterais, isso é bom, por que na hora da chuva, as águas correm por fora da estrada”.
As estradas do Funil, Timbó, São José do Patrimônio e estrada do Limoeiro que liga ao asfalto do Palanquinho, já estão prontas. Águas Claras, Serra do Carvão, Serra do Bom Futuro, Estrada do Encantado, Santo Amaro, Serra da Prata, Serra do Carvão e a Serra Francisco Ferreira deverão ser concluídas em aproximadamente duas semanas.
Segundo Décio Zampier, o pedido feito ao Governo Estadual para a realização do trabalho, faz parte do programa “Fartura no Campo”. O programa busca aumentar a produção dos produtores rurais de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. Para que isso aconteça, a Secretaria de Agricultura de Itaperuna disponibiliza técnicos e equipamentos para que o homem do campo possa ter condições de trabalho.
Um dos objetivos do “Fartura no Campo” é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social. Evitar o êxodo rural é uma das preocupações da Secretaria.
Fonte: DECOM
0 Comentários