Produtores de orgânicos do Noroeste Fluminense começaram a traçar um plano para participar de feiras em Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, para comercialização e divulgação de seus produtos. São 25 empresários da agricultura familiar que cultivam hortaliças, frutas, arroz, feijão, café e plantas ornamentais em Itaperuna, Porciúncula, Miracema e Santo Antônio de Pádua e vão participar com barracas padronizadas e material de divulgação, na feira de Itaperuna, que acontece aos sábados de manhã, na Av. Beira Rio, no Centro, e em Pádua, num local a ser definido.
O trabalho teve início no dia 08 de maio último quando os produtores, orientados pelos agrônomos Manoel Beauclair e Ana Pegorer, da Abio – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, iniciaram o levantamento da produção e da realidade do Noroeste Fluminense.
“Vamos ajudar os agricultores a se organizarem e orienta-los para que façam um planejamento de suas produções e também de trabalho em conjunto, visando um resultado eficiente. O produto orgânico tem grande demanda e o que falta é um trabalho organizacional e coletivo”, disseram.
De acordo com Zequinha Cosendey, técnico do Sebrae/RJ, entidade parceira na realização do trabalho, a primeira oficina para a criação do projeto atingiu seu objetivo.
“No dia oito de maio último fizemos uma projeção da quantidade de produtos necessárias para atender a demanda das duas feiras. E no dia 22 de maio realizaremos a segunda de quatro oficinas no Sebrae/RJ, em Itaperuna, às 9 h, quando definiremos quais produtores vão produzir o quê e em que quantidade”, concluiu.
Fonte: Igreja do Relógio
0 Comentários