BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Projeto "Horta Comunitária" também atende a moradores


O projeto “Horta Comunitária”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis, não está restrito somente a escolas, também atende aos moradores da cidade de Itaperuna.

A Secretaria de Agricultura disponibilizou sementes e realizou acompanhamento técnico nas escolas e nos quintais das pessoas interessadas em cultivar hortaliças. A idéia surgiu na tentativa de envolver toda a sociedade, usando a criatividade, criando espaços e até mesmo utilizando caixotes para iniciar uma pequena plantação. Um folder explicando a importância dos legumes, verduras e como melhor utilizá-los evitando o desperdício foi distribuído juntamente com as sementes.

Segundo Edevaldo Fernandes (Gaguinho), morador do Surubi, o projeto é uma importante iniciativa. “A gente tem como cultivar o próprio alimento. Esse trabalho que a Secretaria faz é muito importante por que não é todo mundo que pode investir na compra de sementes”, diz. “Guaguinho” dividiu o quintal de sua residência em diversos canteiros onde plantou alface, couve, quiabo, mostarda e almeirão.

Para Décio Zampier, secretário de Agricultura, o projeto já demonstra resultados positivos. “O objetivo da ‘Horta Comunitária’ está sendo atingido. Estamos produzindo alimentos saudáveis e reeducando as pessoas no que diz respeito aos hábitos alimentares. Ajudamos na complementação da merenda escolar e na alimentação de algumas pessoas da comunidade”, afirma. Foram distribuídos 10 mil kits de sementes beneficiando agricultores, colégios e moradores da comunidade.

O projeto “Horta Comunitária” está inserido no programa “Fartura no Campo”, que busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social. Evitar o êxodo rural é uma das preocupações da Secretaria de Agricultura.

As sementes distribuídas gratuitamente foram: alface, couve, jiló, quiabo, berinjela, espinafre, repolho, couve-flor, cenoura, feijão, cebolinha, chicória, beterraba, salsinha, mostarda e outras. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Emater-Rio.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários