BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Curso ‘Multiplicadores na Educação para Prevenção e Combate à Dengue’ em Itaperuna

A Secretaria de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES) e da Vigilância Ambiental em Saúde, promoveu no dia 15 de setembro, o curso "Multiplicadores na Educação para Prevenção e Combate à Dengue", para os professores da rede municipal.

O curso tem como objetivo capacitar o professor-multiplicador a desenvolver ações de estratégias em suas escolas, baseadas em informações pertinentes ao controle da Dengue e seus vetores, incluindo suas experiências, de acordo com realidade de cada escola. Os professores receberão um livro desenvolvido pelo NICES para trabalhar com os alunos. O livro será virtual, o que possibilita ao professor a capacidade de adequar o conteúdo à realidade vivida em cada escola.

O biólogo Nedilson Neira falou sobre o mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue), de uma maneira simples e objetiva. O biólogo destacou o ciclo de vida do mosquito, a prevenção e o modo de transmissão. Já Vanilton Miranda, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, abordou os fatores que colaboram para a transmissão da Dengue e sobre a distribuição da doença, principalmente em Itaperuna. "A dengue é uma doença sazonal, ou seja, aparece em determinado período do ano. Sempre começa com o calor! Com o início da primavera, já devemos ficar preparados", aconselha o enfermeiro. Miranda ainda lembrou que no passado, houve uma epidemia na cidade e salientou a importância de todos se precaverem para evitar outra epidemia.

Coube a Aurélio Carneiro, coordenador da Vigilância Ambiental, encerrar o ciclo de palestras destacando o trabalho dos agentes ambientais. "Os profissionais são devidamente treinados para combater o mosquito. Existem estudos de técnicas, bastante sérias, que utilizamos para combater o transmissor", diz. A informação é a principal arma no combate à Dengue. Temos todos, responsabilidades no combate ao mosquito transmissor.

Veja algumas precauções que devemos ter:
1- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umidecida.

2- Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos.

3- Todo material descartável que acumula água, como copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, deve ser jogado no lixo.

4- Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou devem ser furados.

5- Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.

6- Troque diariamente a água de bebedouros de animais. Lave bem o recipiente com uma escova ou bucha.

7- Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.

8- Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, bromélias etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários