BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

VII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Itaperuna

O Itaperuna Tênis Clube (ITC) foi o local escolhido para sediar a VII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no dia 14 de setembro. Com o tema "Construindo as diretrizes da política nacional dos direitos da criança e do adolescente e do plano decenal", a conferência reuniu lideranças governamentais, associações, membros da sociedade civil, dentre outros.

Para Franciney França, secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação, a conferência é essencial para ampliar o debate sobre o futuro dos jovens. O secretário fez um desabafo sobre os últimos acontecimentos na cidade. "Fiquei chocado ao saber que em menos de um mês foram registrados oito homicídios em Itaperuna", diz. O vice-prefeito Fernando Fernandes (Paulada) citou a própria trajetória como criança carente que buscou oportunidades. "Com força de vontade a gente pode procurar o melhor caminho. Existem muitos problemas e nós temos que procurar uma solução, pois as crianças de hoje serão os adultos de amanhã".

A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação mantém projetos sociais como o Peti, Projovem, Curumim e Cras, que possibilitam oportunidades aos jovens, desde a infância até o mercado de trabalho. "Tirar as crianças da rua e levá-las para a escola é o nosso objetivo. Lutar contra a violência e tudo que o crime tem a oferecer é muito difícil, mas não é impossível", comenta França.

Sérgio Martins, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolesceste de Itaperuna (CMDCA), apresentou um estudo realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que mostra um quadro preocupante. Até 2012 mais de 33.500 jovens morrerão assassinados. Um em cada 500 adolescentes brasileiros será morto antes dos 19 anos. A probabilidade de que um adolescente brasileiro seja atingido por uma arma de fogo é três vezes maior, do que ser assassinado de qualquer outra forma.

"O Lugar dos nossos jovens é estudando e trabalhando e não se rendendo às facilidades da criminalidade. Esse é o trabalho que nós estamos lutando para realizar em Itaperuna. Mostrar as possibilidades que eles têm de ser vencedores ao longo de suas vidas e não de correr o risco de sequer completar a maioridade", diz Martins. Hoje, os projetos e programas assistidos pelo CMDCA de Itaperuna são: "Quem ama Educa" e "Liberdade Assistida" da Paróquia São José do Avahy; "Menina mulher" e "Prevenção na gravidez" do Centro de Estudos e Ação da mulher de Itaperuna; "Mus@rte" da Associação Cultural, Recreativa e Educacional; "Resgate de Criança e Adolescente" e "Crianças e/ou adolescentes vítimas do abuso Sexual" da Associação Patronato Padre Humberto Lindelauf e "Desate Esse Nó" da APAE.

O presidente Regional dos direitos da Criança e Adolescente (CEDCA-RJ) Carlos Nicodemos falou sobre a necessidade de ampliar o diálogo com diversos setores da sociedade, visando o desenvolvimento de uma cultura de investimento social e parcerias com empresas, desenvolvendo projetos junto aos conselhos municipais. Com uma previsão orçamentária de R$ 4 milhões, considerada insuficiente para atender a toda realização dos projetos, a opção é atrair um segundo setor para uma parceria em termos de investimentos, possibilitando assim, uma melhor atenção aos jovens. Para que as empresas possam apoiar financeiramente os projetos já aprovados, basta entrar no site: http://www.cedca.rj.gov.br/

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários