A proposta do Curumim não se resume apenas no brincar por brincar. A programação é rotativa, com atividades diversificadas. A criança aprende a se organizar, a trabalhar em grupo e a se relacionar com as pessoas. É também estimulada a ser responsável. Os participantes têm a oportunidade de viver uma experiência de vida que possibilita a escolha de um caminho que resgate o seu lugar na sociedade. O projeto surgiu para sanar alguns problemas educacionais, como déficit de desempenho escolar e minimizar problemas sociais, como violência doméstica, urbana, drogas, dentre outros.
O trabalho com as crianças e adolescente não é visto como uma via de mão única em que os adultos fornecem seus saberes aos mais jovens, mas um compartilhar do saber em que as crianças e adolescentes, participantes do projeto, são vistas como agentes de seu próprio futuro. O Curumim contribui para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes carentes, expostos a riscos pessoais e sociais, atuando em aspectos fundamentais do desenvolvimento do ser humano garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Programa Curumim é um projeto gerido pela Secretaria de Ação Social, Habitação e Trabalho e atende a 100 crianças e adolescentes. A sede está situada na Rua Geober de Assis Vargas, nº 45, Bairro Cidade Nova.
Socialização - O Curumim promove a integração total das crianças e adolescentes pela participação em atividades que estimulem o desenvolvimento do senso de responsabilidade, que facilitem o relacionamento interpessoal, preparando-os para a convivência natural com outros grupos e a própria sociedade.
Escola - Contribui de forma substancial para o sucesso das crianças e adolescentes na escola.
Alimentação - Ajuda no combate à desnutrição, que prejudica o desenvolvimento físico e compromete o desempenho escolar, com o fornecimento de alimentação regular e balanceada.
Família e comunidade - Promove ações que fortaleçam os vínculos afetivos e sociais das crianças e adolescentes com suas famílias, com sua escola e com a comunidade de origem, resgatando-Ihes a auto-estima, o sonho e a confiança no futuro.
Fonte: DECOM
0 Comentários