BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Agentes ambientais participam de reciclagem

A Prefeitura de Itaperuna segue com reciclagens, a cada dois meses, para seus agentes ambientais em saúde e supervisores que integram o Programa Controle de Vetores – Dengue – da Vigilância Ambiental, que através da Secretaria de Saúde visa intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Os agentes ambientais, que participam da reciclagem nas dependências do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação e Saúde (NICES), atuam com visitas domiciliares bimestrais desde janeiro deste ano, combatendo o mosquito na sua fase larvária, garantindo assim a saúde da população com uma nova metodologia de trabalho chamada de zoneamento.

O trabalho acontece nos bairros e distritos da cidade com atividades operacionais voltadas ao controle à proliferação do mosquito que é transmissor da dengue e febre amarela. Para o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde Aurélio Carneiro, o trabalho de controle da Dengue segue estruturado em dados epidemiológicos em parceria com as demais vigilâncias.

“Essa reciclagem é de extrema importância para a política permanente que desenvolvemos na área de saúde ambiental do município e deixará os novos agentes aptos para informar e auxiliar a população”, disse.

Segundo o coordenador do NICES Gesiney Botelho da Silva, o trabalho segue de acordo com o plano municipal de ação de contingência do controle da Dengue. “Para desenvolver e realizar essas atividades foi importante contar com a seriedade da nova gestão desta Secretaria de Saúde que não está medindo esforços na capacitação dos seus agentes, tanto os ambientais quanto os comunitários”, enaltece o coordenador.

Ainda de acordo com Gesiney, a reciclagem visa orientar os agentes na atenção redobrada aos focos que possivelmente possam ser criadouros devido ao período de chuvas. “Estamos preocupados com a proliferação do mosquito e evitar um possível surto da doença em nosso município. Por isso, propomos uma estratégia de mobilização social em conjunto com a vigilância ambiental e a educação e saúde”, disse o coordenador.

“O objetivo é sensibilizar a população que a prevenção à Dengue é dever de todos”, afirma Gesiney, que no ensejo destaca que já está quase tudo pronto para o Dia ‘D’ Municipal de combate à Dengue, que acontecerá no dia 7 de novembro. “O evento vai contar com uma vasta programação”, conclui o coordenador.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários