BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Saúde de Itaperuna participa de mobilização contra o câncer de mama

Sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer da mama. Este é o objetivo da Secretaria de Saúde de Itaperuna, por meio do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação e Saúde (NICE), que participa das ações que serão realizadas amanhã, dia 24 de outubro (sábado), quando será lembrado o “Dia do Compromisso para Prevenção do Câncer de Mama”.

De acordo com o coordenador do NICE Gesiney Botelho da Silva, a ocasião contará com ações dos profissionais da saúde, com o auxilio da “mamamiga”, um seio estilizado parecida com a humana. “Estaremos orientando as mulheres sobre a forma correta de fazer o auto-exame. Também está programada a distribuição de panfletos sobre a Dengue, vida saudável, entre outros”, disse o coordenador.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. O que faz muita diferença é a detecção precoce da doença. Toda mulher acima de 20 anos deve realizar mensalmente o auto-exame das mamas e o exame completo, uma vez por ano, com o ginecologista ou mastologista.

A idade de maior incidência da doença está entre 50 e 60 anos e é baixa antes dos 30 anos, crescendo de forma acentuada após os 40 anos. O auto-exame deve ser feito logo após a menstruação. A mulher que parou de menstruar deverá escolher uma data fixa para se auto-examinar.

De acordo com o secretário de Saúde Carlos Alberto Malta Carpi, é importante a mulher estar familiarizada com a aparência, sensações, formas e texturas de suas próprias mamas para detectar qualquer alteração. Ele afirma que, entre os sinais de alerta estão: caroço ou zonas endurecidas na mama, deformação ou alteração no contorno das mamas, retração ou desvio do bico, ferimento em torno do mamilo ou aréola, saliência ou afundamento da pele, secreção na cor de sangue, borra de café ou cristalina e caroço duro na axila. “O auto-exame deve ser realizado todo mês. Se for constatado qualquer sinal anormal, a mulher deve procurar imediatamente o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, disse o secretário.

A mobilização é uma parceria do Sebrae, Sescom-RJ e Prefeitura Municipal de Itaperuna com o Instituto Avon.

Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários