BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Nível dos rios sobe novamente e deixa Defesa Civil em alerta

rioalerta.jpg
As chuvas que atingem toda a região preocupam as autoridades e colocam o Norte e Noroeste do Estado em alerta máximo. Cinco cidades — Cambuci, São Fidélis, Italva, Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio de Pádua — decretaram situação de emergência. Ontem, gestores desses municípios se reuniram em Itaperuna para analisar a situação das 18 cidades atingidas pelas chuvas.

A reunião, segundo o presidente do Conselho de Gestores Municipais de Defesa Civil (CGMDC), tenente coronel Douglas Paulich Júnior, segue orientação do vice-governador Luiz Fernando Pezão. Ao final do encontro, foi elaborado um relatório com as necessidades e prioridades emergenciais.

Entre as cidades mais atingidas pelas últimas chuvas, Cardoso Moreira e São Fidélis tiveram praticamente todas as ruas tomadas pela água. Em Italva, que contabiliza 70 casas interditadas e 107 pessoas desalojadas, o Valão dos Bois transbordou e atingiu o Parque São Caetano e o Vale da Saudade.

Diante da possibilidade de novas enxurradas, o prefeito de Italva, Joelso Gomes Soares, junto à Defesa Civil, colocou um carro de som pelas ruas da cidade alertando para que a população que mora em áreas de risco deixe suas casas e procure outro abrigo.

Em Natividade e Pádua, o risco de novos deslizamentos é grande, caso volte a chover. Já em Itaperuna, além das encostas, as atenções estão voltadas para o valão, que corre o risco de transbordar.

Em Cambuci, o valão que corta a cidade transbordou e a ponte do município precisou ser interditada. O trânsito entre Miracema e Campos, via São Fidélis e Cambuci, ficou impossibilitado. O parque aquático também foi destruído.

O nível do rio Paraíba do Sul, em Campos, atingiu a cota de 9,75m, ontem à noite. Segundo o subcomandante da Defesa Civil municipal, major Edson Pessanha, a previsão é de que o rio continue a subir e atinja os 10m hoje de manhã, podendo causar problemas em alguns pontos.

A chuva forte de sábado causou o transbordamento da Lagoa do Sapo, no Jardim Ceasa, onde a Defesa Civil passou a noite escoando água para o canal do Bem-Bem. Também em Ururaí, a chuva deixou ruas alagadas. O bombeamento da água foi realizado durante toda a noite. Na Ilha do Cunha, 28 famílias permanecem abrigadas no Colégio 29 de Maio.

Fonte: TV Itaperuna com informações Folha da Manhã

Postar um comentário

0 Comentários