BREAKING NEWS

6/recent/ticker-posts

Itaperuna atinge o primeiro lugar do Ideb no ranking dos municípios do Rio

Essa é a primeira vez na história que o município chega no topo

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados nesta segunda-feira(03), mostram que Itaperuna conquistou o primeiro lugar em todo o estado do Rio de Janeiro no 9º ano do ensino fundamental. A nota que em 2015 era de 4,8 subiu para 5,3, empatando com o município de Comendador Levy Gaspariam. Já no 5º ano do ensino fundamental, Itaperuna bateu e ultrapassou a meta estabelecida pelo município que saltou de 5,5 em 2015 para 6,4 em 2017, ocupando o 3º lugar em todo o estado, após a cidade de Miguel Pereira com 6,6 e São José de Ubá com 6,5. A meta do município para o 5º ano era de 6,2 e para o 9º era 5,9 pontos,

O Ideb é produzido a cada dois anos para os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e também para o médio. Ele é calculado a partir da taxa de aprovação das escolas e as médias de desemprenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.

Esses dados de 2017 confirmam o crescimento na educação do município, graças ao desempenho da Secretaria de Educação que construiu e aplicou metodologias para alcançar o objetivo e superou todas as expectativas, honrando sua Educação Municipal. O resultado surpreendeu já que foi em contrapartida de todo o estado do Rio que foi o único no Brasil que não atingiu as metas em nenhum segmento dos ensinos fundamental e médio. Essa é a primeira vez na história do Ideb que Itaperuna atinge essa pontuação.

"Estamos realizando um sonho. Nossa meta sempre foi melhorar o ensino do nosso município e hoje estamos recebendo esse presente. Parabéns a toda equipe da SEMED", disse Prof. França Bombeiro, secretário de educação de Itaperuna em exercício em 2017.

De acordo com os resultados, em 2015, apenas quatro escolas do município bateram a meta no 5º ano do fundamental, no ano de 2017 foram 13. Já para o 9º ano, em 2015 apenas duas escolas bateram a meta, em 2017 foram quatro.

"Estou muito feliz com esse resultado porque mostra que o nosso trabalho está no caminho certo", disse o prefeito, Marcus Vinícius de Oliveira Pinto.